O que é terapia?
- craramos
- 31 de ago. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 1 de fev. de 2023
Chamamos de psicoterapia o processo terapêutico onde um paciente e um profissional qualificado mergulham nas questões, dúvidas, sentimentos, vivências e conteúdos internos do paciente. O intuito é promover saúde e autoconhecimento. Esse processo, entretanto, não é linear. O que se quer dizer com isso?
Estamos acostumados a pensar que é possível avançar para um objetivo de forma clara e prática, por vezes seguindo instruções descomplicadas, como se estivéssemos andando em linha reta para onde queremos ir. O processo terapêutico nos coloca numa experiência diferente, onde esse tipo de pensamento não se mostra suficiente nem para explicar o que acontece nem para servir de apoio ao paciente.
Então, o que acontece na psicoterapia? Em resumo, pode-se dizer que o processo é circular, ou até, em forma de espiral. Para explicar, irei usar o exemplo de uma viagem. Se formos para um lugar desconhecido, na nossa primeira vez lá iremos descobrir diversos pontos turísticos e conhecer algumas pessoas. Se visitarmos uma segunda vez, podemos descobrir lugares novos ou revisitar outros. Cada vez que formos para lá, teremos uma experiência diferente, mesmo se formos para os mesmos lugares e falarmos com as mesmas pessoas, simplesmente porque nenhuma viagem é igual a outra. De uma certa forma, isso se dá na terapia, também. Ao visitarmos algum conteúdo ou lembrança, cada vez será diferente, sendo possível fazer novas conexões ou apenas entrar em contato com alguma dor (não cuidada antes) que alguma experiência trouxe. A primeira vez que entramos em contato com algo novo, iremos descobrir algo sobre nós mesmos, mas não saberemos tudo o que se tem para saber. Se o conteúdo for doloroso, muitas vezes não é recomendado cuidar dele de uma tacada só.