top of page
Leaf Pattern Design

Como é o trabalho psicoterapêutico?

  • craramos
  • 31 de ago. de 2022
  • 1 min de leitura

Atualizado: 1 de fev. de 2023

Aqui, falarei de forma generalizada, puxando para Gestalt e Psicologia Junguiana, pois a Psicologia tem diversas linhas e técnicas e cada uma tem suas peculiaridades. Pode-se dizer que um dos trabalhos do psicólogo é servir de espelho do paciente, devolvendo a este os conteúdos que lhe são mostrados. Dessa forma, o paciente pode vir a ter mais acesso a si mesmo, podendo entender melhor os sofrimentos que carrega e que o levaram a procurar terapia.


Se deparar com suas próprias vivências pode ser uma experiência dolorosa, e é aí que entra outro papel do terapeuta: o de cuidador. Realmente nos vermos como somos, o que gostamos e o que não gostamos, o que nos dá orgulho e o que queremos esconder, é um ato de coragem. Nas sessões, isso é feito num ambiente sem julgamento e onde se cultiva a confiança que qualquer dor será cuidada para que seu peso não seja esmagador.


Um ponto importante para criar esse tipo de espaço é a garantia de sigilo. Em outras palavras, o que é dito no horário da terapia é algo que não pode ser replicado fora dela, exceto no caso de perigo que o cliente venha a se machucar ou machucar a outros e na supervisão. Um psicólogo faz supervisão com um psicoterapeuta mais experiente justamente para discutir o caso para melhor atender o paciente e evitar eventuais pré-julgamentos. Mesmos nesses casos, ainda se toma cuidado sobre o que é divulgado, para quem e como, para que a saúde e privacidade do cliente seja preservada.


Posts recentes

Ver tudo

Psicologa Claudia Ramos

©2022 por Psicologa Claudia Ramos. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page