Ansiedade: dicas de cuidado
- craramos
- 17 de ago. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 28 de ago. de 2023
Essa é a segunda parte do texto ‘O que é ansiedade? Uma visão geral’. Lá, falei sobre que experiências estão associadas à ansiedade, qual o ponto de vista da psicologia sobre o assunto e o que é levado em conta numa psicoterapia ao se lidar com esse fenômeno. Agora, irei discorrer sobre o que uma pessoa pode fazer para cuidar de si e dos seus sentimentos ansiosos.
Um ponto importante para se lembrar é que, como qualquer fenômeno psíquico, o sentimento de ansiedade não é algo que ‘está só na sua cabeça’. Se um sentimento existe, ele tem motivo para estar lá, seja esse motivo interno ou externo. Empatia por si mesmo é algo essencial na hora de tentarmos nos conhecer melhor. Dito isso, é interessante que a pessoa interessada procure identificar o que sente e quando se costuma sentir isso . Existe algo que costuma acontecer logo antes de você se sentir assim? E logo depois? A prática de escrever, até mesmo no formato de uma lista, pode ser muito útil para nosso autoconhecimento. Todo ser humano pode se beneficiar em fazer um mapa interno. Outro ponto importante é entender ‘alguns dos porquês’. Aqui, me refiro a seguir a lógica de cada uma das nossas verdades e entender que história elas nos contam. Para isso, perguntas como: ‘Como me sinto?’, ‘Por que me sinto assim?’ e ‘O que me acorda esses sentimentos?’ podem ajudar.
Usemos um exemplo: João sente ansiedade ao ir para o trabalho. Ao se perguntar por que, ele percebe que não gosta de falar com o chefe, que está lá quase sempre. Ao continuar se perguntando, percebe que seu chefe é um pouco agressivo quando fala, o que faz João sentir que está cometendo erros no trabalho, o que, por sua vez, faz ele temer que perderá o emprego logo. João também pode associar suas experiências no trabalho com suas experiências na escola, onde tinha professores autoritários que o faziam se sentir incompetente.
Aqui vou abrir um parênteses: caso você procure entender por que se sente de alguma forma e daí lembrar de alguma experiência onde esse sentimento também apareceu, leve essa lembrança em consideração pois você está associando experiências. Na associação, memórias diferentes se apresentam interconectadas através do sentimento que elas têm em comum. Em outras palavras: lembrar de algo triste pode te fazer lembrar de outros momentos nos quais se sentiu assim ou parecido. A associação mostra nossa história pessoal, assim como as crenças que temos sobre o mundo e sobre nós mesmos. No caso do exemplo, João pode descobrir que passou por vivências que o fizeram acreditar que ele é incompetente e, também por isso, teme ir ao trabalho, pois isso seria colocar-se a prova. Uma prova que ele tende a acreditar que não passará.
Existem outras formas de lidar com a ansiedade. Como esta envolve se sentir agitado, atividades que promovam consciência corporal e respiração ritmada ajudam a pessoa a sentir-se focada e a exercitar a calma. Atividades como yoga, tai chi chuan, meditação e pilates promovem esse tipo de experiência e, com exceção do pilates, são acessíveis pois existem parques municipais e estaduais que proporcionam essas práticas de forma gratuita e em grupo.
Comments